Atualizado 7:17 PM WEST, Apr 25, 2024

Projeto "De Repente Canta a Gente"

Destaque Projeto "De Repente Canta a Gente"

De Repente, Canta a Gente

No âmbito do projeto “De Repente, Canta a Gente”, promovido pela CIM do Alto Minho, foi enviado um convite aos Pais/Encarregados de Educação dos alunos do 6º F da Escola Básica da Abelheira para, aqueles que quisessem e pudessem, estarem presentes no dia 16 de outubro no Teatro Sá de Miranda para assistir ao concerto do projeto referido. Esse convite foi-nos endereçado pela Srª Diretora de Turma, porque, das várias turmas do então 5º Ano (2020-2021), a que foi escolhida para o projeto em causa foi aquela em que estavam os “nossos meninos e meninas”. Foi com imenso prazer que, da minha parte, o convite foi aceite, e, apesar de ter outros compromissos, achei que nada se poderia sobrepor a essa oportunidade de assistir a um evento desses, para mais estando presentes os nossos “mais que tudo”.

Confesso que, como não minhoto, sempre achei o canto repentista como sendo “brejeiro” e com linguagem “provocadora” e nem sempre apropriada para todos os ouvidos, pelo que estava curioso para saber o que iria acontecer. Foi uma surpresa bastante agradável!!! Lá estava a brejeirice e a provocação, mas sempre numa linguagem que não dava para “ferir” os ouvidos dos mais sensíveis.

Gostei da forma como o Augusto Canário tratava as crianças, com o carinho demostrado por todos os que estiveram em palco. Foi bom ouvir que o canto à “desgarrada” também se pode aproveitar de sons mais modernos, e, talvez, mais do agrado dos nossos jovens, como foi a inclusão da “beatboxer” Bia (Beatriz Rebolo) e o rap do Augusto Canário.

Quanto aos nossos meninos e meninas, estavam nervosos (quem não estaria?!!!), mas acho que desempenharam bem o seu papel. Uns mais tímidos, outros mais à vontade, mas todos colaboraram. Quem sabe, como disse o cantor Canário, a semente lançada não fará crescer algo de bom?

Finalmente uma palavra para a Srª professora de Educação Musical, Manuela Marques, que se mostrou incansável em manter a turma focada no objetivo, que era a participação no espetáculo, e em mantê-los quietos e sossegados (tarefa difícil, digamos...). O meu bem aja.

Ah, e claro, parabéns a todos, alunos e professora, pelo trabalho efetuado.

Orlando Morais; EE 6ºF.

figura1

Figura 1 - Os "nossos" cantores.

figura2

Figura 2 - Os nossos cantores com a presença do Canário e da Professora Manuela.