banner top

Log in

NOTÍCIAS

Concurso LITERACIA 3Di

Felicitamos os alunos mencionados abaixo, vencedores da 1.ª Fase do Concurso Literacia 3Di, da Porto Editora, que vão representar a nossa Escola na fase distrital.

Parabéns!

Leitura - 7.º Ano
________________________________________
- Gonçalo Cruz (82.6%)
________________________________________
Matemática – 5.ºAno
________________________________________
- Bruna Oliveira Torre (76%)
________________________________________
Ciência – 6.º Ano
________________________________________
- Maria Rodrigues Costa Da Silva (84.9%)
________________________________________
Inglês – 8.ºAno
________________________________________

- Francisco Gonçalves (97.5%)
- Ana Beatriz Zeferino (97.5%)
- Luís Marinho (97.5%)
- Pedro Meireles Lages (97.5%)
- Bernardo Fiúza (97.5%)

  • 0

LEITE ESCOLAR

Por indicação da DGEstE e por se apresentar como uma medida comunitária, o leite com chocolate deixa de ser distribuído nos Jardins de Infância e nas Escolas do 1.º Ciclo já a partir deste 2.º Período por falta de financiamento. Assim, será servido apenas leite branco. A medida visa promover o consumo de produtos lácteos sem adição de aromatizantes ou cacau entre os alunos do ensino Pré-escolar e 1.º Ciclo.

  • 0

CACIFOS

Comunica-se que, por se encontrarem bastante degradados, se procedeu à recuperação dos cacifos. Nesta primeira fase, foram recuperados 38 módulos de cacifos. Numa segunda fase, serão recuperados os restantes. Deste modo, teve que se proceder à deslocação de alguns destes módulos. Contudo, os cacifos, nesta primeira fase, mantêm a mesma numeração, pelo que os alunos devem verificar se os seus cacifos mantêm a mesma posição espacial. Para qualquer esclarecimento, devem dirigir-se à Direção. 

  • 0

PAUTAS DE AVALIAÇÃO DO 1.º PERÍODO

Comunica-se que já se encontram publicadas as pautas de avaliação final de 1.º perído do 2.º e 3.º Ciclos. As mesmas podem ser consultadas quer na escola quer no GIAE.

  • 0

ALTERAÇÃO À DECLARAÇÃO DE DIETA ALTERNATIVA (VEGETARIANA)

Informamos que, a partir de início do 2.º período, os alunos que queiram marcar ementa vegetariana esporadicamente, desde que autorizado pelos Encarregados d Educação, podê-lo-ão fazer desde que o marquem com a antecedência mínima de 3 dias. Para tal, foi alterada a declaração da dieta alternativa, onde foi incluído um item com esta situação. 

Declaração de Interesse Dietas alternativas - Anexo 1

Pedido de Dietas Alternativas

  • 0

SEGURO ESCOLAR

Comunicamos aos pais/encarregados que, quando em consequência do acidente escolar, houver necessidade de recurso às “canadianas” poderá solicitar-se o seu empréstimo nos Serviços de ASE. No caso de não ser possível o empréstimo, será, então, dada a indicação de aquisição das mesmas no modelo mais simples.

  • 0

Missão Ambiente

O nosso Agrupamento encontra-se inscrito no projeto “Missão Ambiente é uma ação de caráter ambiental que pretende sensibilizar os alunos para a necessidade da entrega regular das embalagens vazias e medicamentos fora de uso nas farmácias. Promovida pela VALORMED, a Missão Ambiente 2017-2018 conta com o apoio institucional da Agência Portuguesa do Ambiente, IP (APA) e da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, IP (INFARMED). Este projeto vigorará até ao dia 6 de abril de 2018.
O objetivo da Missão Ambiente 2017-2018 é sensibilizar os alunos do 1º ciclo e a comunidade que os rodeia para o papel da VALORMED. Enquanto entidade gestora de um fluxo específico de resíduos, esta ação foi concebida e desenvolvida para alertar para a importância da entrega regular das embalagens vazias e medicamentos fora de uso, de origem doméstica, nas farmácias.
Uma vez recolhidos nas farmácias, os resíduos ali depositados nos contentores VALORMED existentes para esse efeito são encaminhados para um Centro de Triagem onde é feita a sua separação e classificação. Daí, seguem para reciclagem os materiais passíveis de poderem ser reciclados e para incineração os restantes com valorização energética.
Com esta ação pretendemos demonstrar o impacto dos medicamentos no ambiente e saúde pública após a sua utilização:
1. Despertar a consciência social dos cidadãos no que diz respeito aos resíduos que são gerados.
2. Reduzir a quantidade de medicamentos armazenados em casa, evitando a automedicação indevida.
3. Mudar comportamentos suscitando a entrega dos seus resíduos nas farmácias e desaconselhando a sua deposição no lixo doméstico ou vazamento dos restos nos esgotos.
Apenas os adultos o podem fazer, uma vez que as crianças se devem manter afastadas dos medicamentos.
Os pais, familiares e comunidade envolvente adulta devem fazer as entregas dos resíduos nas farmácias atribuídas ao seu Agrupamento:
- Farmácia Branco (Meadela);
- Farmácia S. Vicente;
- Farmácia Moderna;
- Farmácia Simões;
- Farmácia S. Domingos
As entregas feitas nas farmácias aderentes serão contabilizadas a favor do Agrupamento atribuído.
Os 6 Agrupamentos com maior registo de peso entregue, terão direito a um super-prémio.

  • 0

I BIKE TOUR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA ABELHEIRA: ADIAMENTO

Comunica-se que, devido às condições climatéricas adversas previstas para a próxima sexta-feira, dia 8 de dezembro, a atividade 1.º Bike Tour do Agrupamento de Escolas da Abelheira terá que ser adiada para o dia 17 de março, no mesmo horário e com o mesmo programa.

Todos os inscritos que procederam ao pagamento da inscrição (1 euro) podem levantar esse mesmo valor na papelaria da Escola Básica da Abelheira.

 Pedimos desculpas pelo incómodo causado.

Obrigado pela vossa compreensão

 

lavarinhas editedameadella editedstress off editedvianacycles edited

  • 0

Dia da Floresta Autóctone

No âmbito do Programa Eco-escolas, em parceria com o CMIA (Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental) de Viana do Castelo, e o ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas), a nossa escola participou em duas atividades com o intuito da assinalar o Dia da Floresta Autóctone – 23 de novembro!

Na semana de 20 a 24 de novembro, foi exibida no átrio da escola uma exposição intitulada – “Floresta, Um Património a Descobrir”. Simultaneamente, as turmas 9ºE (sob a orientação da professora Cristina Bastardo), 5ºG e 5ºF (sob a orientação da Professora Margarida Araújo), participaram num concurso do CMIA, cujo objetivo era a produção de uma maquete de uma árvore autóctone. Desde já agradecemos a todos os alunos, professores e encarregados de educação pelo seu esforço e empenho. Assim se constrói uma escola mais dinâmica! Apesar de não termos vencido o concurso, recebemos uma menção honrosa.

A floresta autóctone portuguesa é constituída por árvores de espécies originárias do nosso território como os carvalhos, os sobreiros e as azinheiras (que também são carvalhos), os medronheiros, os loureiros, os azevinhos, entre outras, e que estão adaptadas ao nosso clima. É uma floresta formada por árvores de crescimento tipicamente mais lento do que as espécies de árvores introduzidas, como o pinheiro os eucaliptos e as acácias, mas que adquiriram a capacidade de melhor resistir a longos períodos de seca com temperaturas elevadas e intercalados por chuvas relativamente intensas. São florestas também resilientes aos incêndios, que fustigam regularmente os territórios do sul da Europa.

Já agora, aproveitamos para lançar um desafio às turmas de 5º Ano! Novembro/Dezembro é a época ideal para plantar árvores de espécies autóctones. Que tal se todos os alunos de 5º ano trouxerem três bolotas para plantar? Durante as aulas de Ciências, na última semana de aulas do primeiro Período, podíamos criar e inaugurar o “Viveiro Florestal da Escola da Abelheira”. Uma sugestão adicional - em março, no Dia Internacional das Florestas, podemos aproveitar para verificar se as jovens árvores necessitam de cuidados, como rega, ou suportes. Fica o repto!

Participa! Ajuda a melhorar a nossa escola!

 
  08-10-2010 15;24;02.jpg

 

                O Coordenador:

                                                     _______________________________

                                                                       (Nuno Gonçalves)

 

Brevemente, partilharemos as fotos da atividade.

  • 0

Projeto Escola da Natureza (Praia rochosa)

Nos passados dias 8, 9 e 27 de novembro, os alunos das turmas A, B e G, do 8,º ano, da Escola Básica da Abelheira, efetuaram a primeira saída de campo à Praia Norte no contexto do projeto Escola da Natureza (Praia rochosa).
Após breve contextualização teórica, foram constituídas equipas de trabalho e distribuídas fichas de campo. Os alunos começaram por estudar o ecossistema da praia localizando focos de poluição e intervenções antropomórficas. Foram efetuados registos de vários parâmetros bioquímicos: temperatura, pH e transparência da água.
Devidamente equipados com redes, tabuleiros e tabelas de identificação, os alunos exploraram a praia e recolheram vários exemplares de seres vivos da zona intertidal.

 

NOTÍCIA COMPLETA

  • 0

I BIKE TOUR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA ABELHEIRA

O Agrupamento de Escolas da Abelheira pretende realizar, no  próximo  dia 8 de dezembro, um circuito em bicicleta pela Cidade de Viana do Castelo com cerca de 10km. Face ao interesse demonstrado pela comunidade escolar, contamos com uma adesão de aproximadamente 150 ciclistas entre os 9 e os 15 anos.

A referida atividade terá início na Escola Básica da Abelheira, às 9h30, segue pela Rua Guerra Junqueira, Av. Gaspar Ramos de Castro, Av Conde Carreira,  Av Batalhão Caçadores 9, Campo da Agonia (curta paragem para reagrupar), Av do Atlântico (ciclovia), Praia Norte (paragem reabastecimento e convivio 15 minutos).

O regresso será feito pela Av. Atlântico (ciclovia), Campo da Agonia, Rua dos Estaleiros, passagem pelo lado norte do Castelo Santiago da Barra, monumento à Mulher Vianense, Rua Alves Cerqueira, Praça da Liberdade (curta paragem para reagrupar),  circuito manutenção junto ao Rio Lima, passagem pela ponte pedonal da Marina, Alameda 5 de Outubro, Rua de Limia, Rua da Argaçosa, Praça de Touros (curta paragem para reagrupar), Rua do Ameal, Rua Aquilino Ribeiro, Via Entre os Santos, Estrada de Santa Luzia e termina na Rua António Machado Vilas Boas (Escola Básica da Abelheira).

REGULAMENTO

 

PERCURSO

 

INSCRIÇÕES: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScH1IYxqxdk1Dvk_HcUiAKh25aEZtdgmaxhM69HLgiCbOEalQ/viewform

 

PATROCÍNIOS:

 

 ameadella editedstress off editedViaBike 1 7 editedvianacycles editedlavarinhas edited

 

 

  • 0
Assinar este feed RSS

8°C

Viana do Castelo

Principalmente Nublado

Humidade: 95%

Vento: 6.44 km/h

  • 19 Jan 2018 12°C 9°C
  • 20 Jan 2018 11°C 7°C

banner bottom2

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao prosseguir pressupomos que aceita a sua utilização.