Mudanças corporais e aproximações abusivas em debate na Escola Básica da Abelheira

Estão a decorrer na Escola Básica da Abelheira sessões de sensibilização sobre mudanças corporais e aproximações abusivas, dirigidas aos alunos do 5.º e 7.º anos de escolaridade. Estas sessões têm como objetivo promover o autoconhecimento, o respeito pelo corpo e o desenvolvimento de competências para identificar e reagir a comportamentos inadequados ou abusivos.

A iniciativa resulta de uma parceria com o GAF – Gabinete de Atendimento à Família, que dinamiza as sessões de forma adequada à faixa etária, promovendo um espaço seguro de diálogo, esclarecimento de dúvidas e reflexão.

Com estas ações, a escola reforça o seu compromisso com a educação para a cidadania, a prevenção e a proteção das crianças e jovens, contribuindo para o seu bem-estar e desenvolvimento saudável.

A Equipa PES e Coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento

Estilos de vida saudáveis

Estiveram a decorrer na Escola Básica da Abelheira sessões sobre “Estilos de Vida Saudáveis”, destinadas aos alunos do 5.º ano, desenvolvidas em parceria com a Equipa da Saúde Escolar. Estas sessões tiveram como objetivo promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e contribuir para o bem-estar físico e emocional dos alunos.

A equipa PES

Desporto Escolar

O Grupo/Equipa de Ténis de Mesa de Iniciados/Misto da EB 2, 3 da Abelheira foi, no dia 14 de janeiro, à Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, em Vila Praia de Âncora, disputar a 1ª jornada do quadro competitivo do CAE de Viana do Castelo, da série A.

Numa tarde desportiva bem passada na prática da modalidade, os nossos alunos empenharam-se em obter os melhores resultados. No género feminino, as alunas do 7ºB Elizaveta Lozina e Raquel Cunha obtiveram o 3º lugar e 4º lugar, respetivamente. No género masculino, o Duarte Vieira do 6ºC ficou em 2º e o Santiago Carvalhido do 6ºD, em 4º.

Parabéns a todos os atletas! 

Professor Orlando Gonçalves

Aldeia de Natal

A neve da “Aldeia de Natal” do Jardim de Infância n°1 ainda não derreteu e irá servir de cenário à

” Cantata para os Avós” que se irá realizar no próximo dia 30 de janeiro!

Corta-Mato Escolar

O Corta-Mato Escolar do Agrupamento de Escolas da Abelheira decorreu no passado dia 7 de Janeiro no Parque Ecológico de Viana do Castelo (CMIA).

Participaram 288 alunos distribuídos pelos vários escalões/géneros. Foram apurados para participar no Corta-Mato Distrital, os seis primeiros de cada escalão/género que se irá disputar no próximo dia 21 de janeiro no Estádio Municipal Morber em Caminha.

O Agrupamento de Escolas de Abelheira agradece a colaboração da Câmara Municipal de Viana do Castelo na cedência de transporte para todos os alunos, na disponibilização de materiais importantes na dinamização da atividade, permitir a utilização do Parque Ecológico de Viana do Castelo, que se revelou um cenário extraordinário à prática da modalidade.

Agradece ao Parque Ecológico de Viana do Castelo, na pessoa da Doutora Liliana Vasconcelos, pela amabilidade no acompanhamento na preparação e na dinamização do Corta-Mato Escolar.

Os três primeiros classificados de cada escalão/género foram:

. INFA/F – 1º Juliana Pacheco 5ºE; 2º Alice Novo 5ºF; 3º Antónia Sobral 5ºA.

. INFA/M – 1º Francisco Lima 5ºB; 2º Duarte Lima 5ºA; 3º Tomás Mendes 5ºB.

. INFB/F – 1º Carolina Silva 7ºA1; 2º Ana Pereira 7ºC; Mafalda Vaz 6ºE.

. INFB/M – 1º Albert Lima; Tiago Novo 6ºC; 3º Duarte Godinho 6ºB.

. INIC/F – 1º Ana Amorim 9ºA; 2º Pilar Subtil1, 3º Carolina Silva.

. INIC/M – 1º Vicente Brito; 2º Simão Rodrigues; 3º Bruno Cunha 9ºE.

. JUV/F – 1º Giovana Squartecchia; 2º Mariana Felgueiras; 3º Beatriz Pereira.

. INIC/M – 1º André Lima; 2º David Alves; 3º João Martins

Professor Orlando Gonçalves

Os alunos das turmas de 7.º ano e do 9.º D e 9.º F criaram estes postais de Natal nas aulas de Inglês, deixando votos simples e sinceros de um Feliz Natal para todos.

Merry Christmas 1.mp4

Bullying é para fracos

Nos dias 27 e 28 de novembro, o Agrupamento de Escolas da Abelheira realizou sessões intituladas “Bullying é para fracos”, organizadas pelo PES e por Cidadania e Desenvolvimento, em parceria com a PSP. As sessões, dirigidas aos alunos do 7.º ano, procuraram sensibilizar para a prevenção do bullying e para a importância de manter um ambiente escolar seguro, e contaram com a participação empenhada dos alunos.

A equipa do PES e Coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento

Um Laço em Troca de um Pequeno Gesto

A Delegação de Barcelos da Liga Portuguesa Contra o Cancro deseja expressar o mais profundo agradecimento pela extraordinária colaboração das vossas escolas no projeto “Um Laço em Troca de um Pequeno Gesto”. Mais uma vez, professores, assistentes operacionais, crianças e famílias demonstraram que a educação vai muito além da sala de aula: educa-se para a cidadania, para a solidariedade e para a consciência sobre a prevenção do cancro da mama. Cada laço oferecido transformou-se numa mensagem de cuidado; cada gesto, por mais simples que fosse, ganhou significado e impacto real na nossa missão. Graças ao empenho de toda a comunidade educativa, foi possível ampliar a sensibilização e contribuir para o apoio direto aos doentes oncológicos do nosso concelho. Em nome da Delegação de Barcelos, deixamos o nosso sincero obrigado pela vossa disponibilidade, sensibilidade e dedicação. É inspirador saber que contamos com escolas que acreditam que pequenos gestos podem, de facto, transformar vidas.

Liga Portuguesa Contra o Cancro

Conselho Municipal de Educação

Eleição dos representantes do pessoal docente – Regulamento

Sexualidade

O Programa de Educação para a Saúde (PES), em parceria com o Equipa de Saúde Escolar, está a promover sessões sobre sexualidade para os alunos do 9.º ano.

Estas sessões pretendem reforçar conhecimentos sobre saúde sexual e reprodutiva, incentivar comportamentos responsáveis e proporcionar um espaço seguro para esclarecer dúvidas. A iniciativa integra o plano anual do PES e conta com a colaboração de profissionais especializados, garantindo uma abordagem adequada à idade dos alunos.

A equipa do PES

A Escola da Abelheira recebe o Selo “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”

O nosso Agrupamento foi distinguido pela Direção-Geral da Educação com o Selo “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”, reconhecendo o trabalho desenvolvido na promoção do bem-estar, da inclusão e da convivência pacífica no ambiente escolar.

Esta certificação resulta da implementação, ao longo do ano letivo 2024/2025, de um Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying, que envolveu toda a comunidade educativa em práticas quotidianas de respeito, empatia e não discriminação.

O selo, atribuído pela Comissão de Acompanhamento do Combate ao Bullying e ao Ciberbullying nas Escolas, é um testemunho do compromisso coletivo da Escola da Abelheira em garantir um espaço seguro e saudável para todos os alunos, promovendo uma cultura de afeto, diálogo e paz.

A Direção-Geral da Educação, através do seu Diretor-Geral, David Sousa, felicitou a escola por esta distinção, sublinhando que o reconhecimento “é o reflexo do compromisso e esforço contínuo da Comunidade Educativa em promover um ambiente escolar de bem-estar, propício ao desenvolvimento integral de crianças e jovens.”

E este é o caminho que continuará a inspirar o Agrupamento da Abelheira no caminho da educação para o respeito, a empatia e a cidadania.

Sessões sobre “Emoções” dinamizadas no 4.º ano do Agrupamento de Escolas da Abelheira

Estão a decorrer sessões dedicadas ao tema “Emoções” com todas as turmas do 4.º ano das escolas do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas da Abelheira — EB1 da Abelheira, EB1 do Calvário e EB1 da Igreja.

Estas sessões, promovidas pelo PES em parceria com a Saúde Escolar, têm como objetivo desenvolver o bem-estar emocional dos alunos do 4.º ano, ajudando-os a reconhecer, compreender e expressar emoções e encontrar estratégias para lidar com situações do dia a dia.

A equipa do PES

A 1ª sessão de partilha de saberes, acesso à plataforma Office 365 e suas aplicações,  realizou-se hoje, em espírito de voluntariado,  numa articulação entre um grupo de alunos 8.º B da escola básica eb 2 3  da Abelheira, e as turmas do 4ºB e 4ºC da escola EB1 Abelheira.

Esta atividade tem como objetivo principal passagem de conhecimentos adquiridos na disciplina de TIC, e ainda fortalecer laços entre os diferentes níveis de ensino, incentivando a cooperação e o apoio mútuo entre os estudantes. Nesta fase estão agendadas 4 sessões.

A iniciativa foi supervisionada e orientada pela coordenadora e docente da disciplina de TIC, professora Maria do Céu Rodrigues, que destacou a importância deste tipo de experiências pedagógicas:

“Mais do que ensinar informática, queremos que os alunos aprendam a partilhar, a comunicar e a valorizar o conhecimento. O voluntariado entre alunos é uma forma poderosa de aprendizagem mútua.”

Os alunos do 4.º ano acompanhados pela professora e coordenadora do estabelecimento Maria Covinha, mostraram grande entusiasmo participando ativamente na sessão desenvolvida pelos alunos, Mariana Pereira, Carolina Velhuco, Leonor Dinis, Mariana Sá, Mariana Ribeiro, Paz Mota, Luiz Cigerza, Gustavo Matos e Inês Capelão.

Esta experiência permitiu não só o reforço das aprendizagens e a promoção da entreajuda, mas também o desenvolvimento de valores de cidadania e solidariedade, pilares fundamentais na formação integral dos alunos.

A atividade foi recebida com grande satisfação por toda a comunidade escolar e demonstrou o valor do trabalho colaborativo entre ciclos, evidenciando que aprender também é ensinar.

Parceria entre o PES e a Equipa de Saúde Escolar do ULSAM reforça a promoção da saúde no Agrupamento da Abelheira

O Programa de Educação para a Saúde (PES) do nosso agrupamento reforça, neste ano letivo, a sua parceria com a Equipa de Saúde Escolar da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM). Esta colaboração visa promover hábitos de vida saudáveis e contribuir para o bem-estar físico e emocional dos nossos alunos.

Ao longo do ano, serão dinamizadas diversas iniciativas, que incluirão, entre outras, sessões informativas e momentos de diálogo com profissionais de saúde, permitindo aos alunos aprender de forma participativa e significativa.

Com esta parceria, renovamos o compromisso de tornar a escola um espaço promotor de saúde, cidadania e bem-estar, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos.

“Poupar, um Compromisso com o Futuro” no Agrupamento da Abelheira

No dia 31 de outubro, Dia Mundial da Poupança, o Agrupamento de Escolas da Abelheira juntou-se à iniciativa nacional “Educar para a Cidadania: Poupar, um Compromisso com o Futuro”, promovida pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação.

Em parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, alunos do 5.º e do 7.º anos participaram em sessões de literacia financeira, onde aprenderam a importância de poupar, planear e fazer escolhas conscientes no dia a dia.

Com estas atividades, o Agrupamento reforça o compromisso de educar para a cidadania, ajudando os alunos a preparar um futuro mais responsável e sustentável.

O Agrupamento agradece à Escola Superior de Tecnologia e Gestão pela colaboração que tornou esta iniciativa possível.

A Coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento

Halloween

Os alunos de Inglês do 2º ciclo participaram massivamente e de forma entusiástica na celebração do “Halloween”, data festiva marcante na cultura anglo-saxónica. 

Os trabalhos finais não teriam sido possíveis sem a colaboração imprescindível das famílias envolvidas, contribuindo para a sustentabilidade ambiental, uma vez que foram predominantemente utilizados materiais reciclados. As criações apresentadas primam pela criatividade e qualidade. A exposição está patente no hall de entrada e tem tido muita afluência por parte da comunidade escolar.

À descoberta de abril


Quando a vida é hoje marcada por uma paleta de cores vivas da democracia, a EB1 da Abelheira não podia deixar de comemorar a conquista da democracia e da liberdade, em mais um aniversário do 25 de abril.

Nos dias de hoje, é fundamental fazer os alunos sentir o que significou a revolução dos cravos para o nosso país. Esta geração e a geração dos seus pais nunca viveram senão em democracia e em liberdade, usufruindo, com naturalidade, dos direitos conquistados em 1974.

Uma iniciativa organizada pelo Centro Cultural do Alto Minho (Voz da Tribo) e o SPN.

Ficam aqui alguns registos!

BE – EB1 Abelheira