Atualizado 7:17 PM WEST, Apr 25, 2024

Concurso "Dia da Floresta Autóctone"

Destaque Concurso "Dia da Floresta Autóctone"

No âmbito do Ano Municipal para a Recuperação da Floresta Nativa Portuguesa, o CMIA, em colaboração com o Horto Municipal e o Gabinete Técnico Florestal, promove a comemoração do Dia da Floresta Autóctone que se celebra a 23 de novembro. A turma do 1.º A da Escola da Igreja – Meadela não quis que esta data passasse em vão e participou no concurso promovido pelo CMIA, onde tiveram de escolher uma árvore autóctone para reproduzir em maquete.

A turma escolheu o carvalho, por este se encontrar representado em várias espécies no recreio da nossa escola. Após uma observação direta do carvalho, pudemos ver o seu robusto tronco, os seus ramos e as suas folhas, para além de ver algumas das suas raízes fortes que o seguram à terra e lhe levam os alimentos de que ele tanto precisa, e, não poderiam faltar as suas bolotas, que por vezes são motivo de alguns ralhetes!

Já na sala de aula, investigámos para que serve o carvalho, para além da maravilhosa sombra que nos oferece nos dias de calor. Então, podemos encontrar a madeira do carvalho em móveis, em pavimentos e usá-lo para nos aquecer nas nossas lareiras.

Como fazer uma maquete para representar esta árvore tão importante? Em primeiro lugar reutilizar materiais, garrafas pet, rolos de papel, revistas e latas de metal. Em seguida, foi só colocar a nossa imaginação e carinho a funcionar.

O resultado final agradou a todos!

Árvore1        Árvore2