Atualizado 4:08 PM WEST, Apr 19, 2024

maio 2016

Suporte Básico de Vida

O grupo de Ciências Naturais do 3.ºciclo da escola Básica da Abelheira, em parceria com os Bombeiros Municipais de Viana do Castelo, levaram a efeito nos dias 20 e 22 de abril uma sessão de demonstração sobre “Suporte Básico de Vida”, para todos os alunos do 9º ano no âmbito dos conteúdos curriculares deste nível de ensino. É de salutar a atenção e interesse que os alunos demonstraram.

O grupo agradece a disponibilidade e o empenho dos Bombeiros Municipais.

Atividades de Final de Ano.

Cartax final anowA comissão organizadora dos 25 anos da escola da Abelheira, tem o prazer de anunciar a programação para as atividades a desenvolver no dia 9 na Festa de Final de Ano 2015-16.

A todos se apela para a participação ativa nas atividades.

Contratação Escola N.º 12/ Grupo 110 - H. 29: Publicação da seleção de candidato.

AVISO DE ABERTURA N.º 12 – 2015/2016
CONCURSO PÚBLICO PARA CONTRATAÇÃO DE ESCOLA
GRUPO DE RECRUTAMENTO 110– HORÁRIO N.º 29
Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho

Nos termos do n.º 3 do artigo 39.º do Decreto-lei n.º 132/2012, de 27 de junho, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 83-A/2014, de 23 de maio, retificado pela Declaração de Retificação n.º 36/2014, de 22 de julho, Cecília de Fátima Ribeiro da Cunha Pita de Araújo, Diretora do Agrupamento de Escolas da Abelheira, Viana do Castelo, torna público que se encontra aberto procedimento concursal para o Grupo de recrutamento 110, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo incerto para o ano letivo de 2015/2016, para suprimento de necessidades temporárias deste Agrupamento de Escolas da Abelheira, mediante as condições estabelecidas na plataforma eletrónica da DGAE.

i) Aviso de Abertura de Oferta de Escola n.º 12/2015-2016;

ii) Ficha de Recolha de dados para avaliação curricular;

iii) Publicação da Lista Graduada.

iv) Publicação da Lista Graduada após avaliação curricular;

v) Publicação da Lista Graduada com selecão de candidato.

Proj. "Ciência para todos é inclusão"

O projeto “Ciência para todos é inclusão”, coordenado pelo professor bibliotecário do Agrupamento de Escolas da Abelheira, com o apoio do grupo de Educação Especial e de Ciências Naturais, selecionado para a fase de desenvolvimento do prémio FUNDAÇÃO ILÍDIO PINHO "CIÊNCIA NA ESCOLA - a ciência e a tecnologia ao serviço de um mundo melhor" - 13ª EDIÇÃO - ANO LETIVO 2015/2016, divulga o sítio WEB produzido em SPC.

Este projeto conta com a colaboração e apoio técnico do CRTIC de Viana do Castelo

www.prof2000.pt/users/ruimiguel

Celebrar Abril

25 abril2No dia vinte e seis de abril, pelas quinze horas e quinze minutos, realizou- se, no pátio da entrada da escola, com a turma do sexto ano, turma G, uma pequena homenagem ao Vinte e Cinco de Abril.

É e será sempre importante lembrar e dar a conhecer aos nossos alunos temas de música de intervenção para não esquecermos este marco da nossa história tão significativa para a vida dos portugueses.

25 abri3  25 abril1

Ação Social Escolar 2016.17

Informa-se todos os interessados que a apresentação de Candidatura aos Auxilios Económicos (subsidio Escolar) - 2º e 3º Ciclos, para o ano 2016/2017, decorrerá do dia 9 de maio até ao dia 9 de junho, devendo os interessados dirigir-se aos Serviços administrativos da escola sede para formalizarem as respectivas candidaturas.

Documentos a anexar

10.ª edição do Concurso Nacional de Leitura

O Agrupamento de Escolas da Abelheira na 10.ª edição do Concurso Nacional de Leitura

O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa de promoção da leitura dirigida aos alunos do 3.º ciclo e ensino secundário, que conta com a coordenação do Plano Nacional de Leitura. Realiza-se habitualmente em 3 fases, a 1.ª a nível de escola, a 2.ª a nível distrital e a 3.ª a nível nacional.

O concurso de âmbito distrital decorreu em Caminha durante todo o dia 27 de Abril de 2016, quarta-feira, sendo que a prova escrita realizou-se nos Paços do Concelho e a prova oral no Valadares, Teatro Municipal.

Nesta prova participaram 103 alunos de diversas escolas do distrito de Viana do Castelo, do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

O Agrupamento de Escolas da Abelheira esteve representado pelos alunos que passaram à fase distrital, Luís Guilherme Brito e Margarida Bonito da Cunha do 9.º ano de escolaridade.

A aluna Margarida Bonito da Cunha, que já tinha obtido o primeiro lugar na fase de escola, ficou entre os cinco primeiros classificados na avaliação escrita, apurando-se para a prova oral, constituída por dois momentos. Após responder a 10 perguntas sobre as obras lidas, a aluna passou para o último momento, uma leitura expressiva e um discurso argumentativo.

Parabéns aos nossos representantes. Esta experiência despertará certamente a vontade de continuar a participar e a ler.

Uma palavra de agradecimento à organização, tanto pela forma como fomos recebidos como pela forma como decorreu todo o evento.

O Concurso Nacional de Leitura 1

3º lugar nas Olimpíadas da Química Junior

olimpiadas quimicaNo dia 9 de abril, uma equipa de três alunos, Nuno Gabriel Carneiro (8.ºA), Humberto Ricardo Domingues Gonçalves (9.ºE) e Margarida Bonito da Cunha (9.ºB), participou nas Olimpíadas da Química, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, organizadas pela Sociedade Portuguesa de Química. A equipa, com o nome “Os Crómios da Química”, realizou duas provas, uma escrita e outra experimental, durante a manhã de sábado.

Durante a tarde, alunos e professores assistiram a uma Palestra e à entrega de prémios.

Foi uma agradável surpresa para todos, quando os alunos do nosso Agrupamento foram chamados para receber o prémio correspondente ao terceiro lugar.

PARABÉNS ao Humberto, à Margarida e ao Nuno que tão bem representaram a nossa Escola.

Assinar este feed RSS